Site Autárquico de Alcobaça

colóquio :: Batalhas Fundacionais

Estalagem do Cruzeiro, Aljubarrota

27 de maio de 2017

A Rede de Municípios com Batalhas Históricas está a organizar um colóquio internacional inteiramente dedicado às “Batalhas Fundacionais”. Este evento terá lugar de 25 a 27 de maio de 2017 pelo que se encontram abertas as inscrições para o evento.

O colóquio reunirá um conjunto de historiadores e especialistas que irão analisar o impacto e a influência destes acontecimentos na construção da nacionalidade e a forma como as sociedades contemporâneas apreendem e valorizam a memória em torno desta temática. Irá desenvolver uma narrativa que passa por três locais:

  • 25 de maio – Porto de Mós
  • 26 de maio – Batalha
  • 27 de maio – Alcobaça

O programa do colóquio prevê, além das conferências, a apresentação de posters alusivos ao tema. Os proponentes deverão manifestar o seu interesse em formulário criado para especificamente para o efeito (link formulário).

A entrada é livre, mas carece igualmente de inscrição online, em formulário próprio (link formulário).

Para mais informações, consultar programa, cartaz e a informação da chamada para posteres, em anexo, e conferir a página institucional do CH-ULisboa (link evento). 

Iniciada em maio de 2016, a rede reúne os concelhos de Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Castro Verde, Fronteira e Gaia com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre comunidades escolares e incentivar a produção e partilha de conhecimento científico sobre as batalhas históricas portuguesas, potenciando a mútua promoção cultural e turística.

A integração do Município de Alcobaça neste projeto emergente deve-se, naturalmente, à associação do nome da Batalha de Aljubarrota à vila do mesmo nome e ao simbolismo histórico e lendário correlacionado.

O colóquio é uma iniciativa aberta e aguarda a presença e a participação da comunidade.

Documentos para Download

Contactos

Newsletter