Site Autárquico de Alcobaça

Oficina TIRA-TEIMAS | “Desperdício = Zero: (re)Inventar as nossas refeições”

20 de janeiro de 2022

5ª Oficina – 20 janeiro 2022
Título: “Desperdício = Zero: (re)Inventar as nossas refeições”
Sinopse: O desperdício alimentar constitui um desafio mundial. Sabia que um terço dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo? O impacto ambiental, social e económico que esta perda acarreta é bastante elevado. Cabe a cada um de nós, com os seus atos, inverter esta situação, reinventado formas de consumir os alimentos, aproveitando ao máximo tudo o que dispomos, o que fará toda a diferença não só à escala individual como à escala mundial.
Objetivos: Sensibilizar para o impacto ambiental, social e económico do desperdício alimentar; propor algumas estratégias para (re)aproveitamento dos alimentos.
Público alvo: Público em geral
Duração: 60-90 minutos
Local: Plataforma online Zoom
Horário: 18h e 30m
Modalidade: Online
Oradora: Joana Marques (Nutricionista)
Entidade Responsável: Município de Alcobaça (Ação Social – CAJ – Centro de Atendimento a Jovens)
 
Sobre as Oficinas TIRA-TEIMAS
As oficinas Tira[teimas], assumem-se como um conjunto de sessões de funcionamento regular, temáticas e estruturadas, para diferentes públicos. Cada sessão tem um/a convidado/a e um tema especifico. Funciona através da plataforma online Zoom. Pretende-se Re [descobrir], re [ativar] e re [conhecer] estratégias de envolvimento da comunidade, colocando a informação ao serviço da tomada de consciência e da mudança de atitudes e comportamentos, sempre numa perspetiva de empowerment e de ajuda, esclarecendo a comunidade em temáticas tão diversas como o desenvolvimento pessoal, educação parental, dificuldades de aprendizagem, violência, motivação e empreendedorismo, concretização de objetivos/sonhos, etc.
Destinam-se ao público geral e pretendem clarificar conceitos; possibilitar a identificação de comportamentos e sinais de alerta; desmistificar crenças; debater estratégias de intervenção; reforçar a capacidade de foco, as resiliências e permitir uma tomada de decisão mais consciente relativa às escolhas individuais e grupais.
As sessões serão mensais e gratuitas, via plataforma ZOOM, sendo obrigatória a inscrição através do email:
centro.atendimento.jovens@gmail.com

 

Contactos

Newsletter