Site Autárquico de Alcobaça

Feira de São Simão – A Excelência dos Sabores

Feira de São Simão – A Excelência dos Sabores

 

 

No século XX, a Feira de São Simão realizava-se no Rossio de Alcobaça, que normalmente estava “apinhado de gente”. “O povo circulava vagaroso e pasmado, entre as cores e os reflexos dos estendais, estonteado e encantado com a música estridentes (…). Os homens de Minde amontoavam as pesadas mantas listradas, os alforges de riscadinho e a lãzinha azul para as saias (…). Defronte das antigas hospedarias do convento, luziam artigos de cutelaria; os queijos pequenos de cabra e de ovelha enchiam os poceiros arrendados cobertos por alvíssimas toalhas." in Virgínia de Castro e Almeida (do romance “A Praga”, 1917)

Uma Feira que conta já com mais de um século de tradição, onde os visitantes poderão encontrar deliciosas passas, castanhas, pinhões, nozes, entre muitos outros produtos típicos da época, que estarão expostos em vários stands. Tendo em consideração os novos padrões de consumo, a Feira de São Simão refresca-se, e destina um toque de inovação na apresentação dos produtos da terra.

O evento assinala ainda a celebração de datas religiosas como o Dia de São Simão (28 de outubro) e o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), uma data que a Igreja Católica, através do Papa Bonifácio IV, escolheu para honrar todos os Santos. 

Contactos

Newsletter