Site Autárquico de Alcobaça

Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais

Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais

 

 

A cidade de Alcobaça acolheu a primeira “Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais” em  novembro de 1999.

Alcobaça tornou-se pioneira na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses dos Mosteiros de Alcobaça e de Coz.

Durante os primeiros anos, o evento decorreu numa tenda especialmente concebida para o acontecimento. A notoriedade que o certame foi adquirindo ao longo dos anos e a necessidade de preservar e promover as tradições gastronómicas nacionais e internacionais exigia um espaço mais adequado para a realização da Mostra, assim, em 2006 a Mostra passou para o interior do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A beleza do Mosteiro, Património da Humanidade, constitui só por si motivo de visita e faz deste o local ideal para receber este grande "festival" de doçaria e de licores conventuais, que se realiza sempre no mês de novembro. Anualmente, dezenas de pastelarias de todo o país participam com as suas melhores especialidades.

A Mostra que recebe igualmente representantes internacionais de Espanha, França, Bélgica, Polónia e Brasil e importantes presenças de mosteiros ou conventos portugueses como: Singeverga, Louriçal, Montalvo e de Rio Caldo. 

"Evento único na região e de uma identidade cultural prestigiante para a promoção da cidade e da região no panorama global." (António Carneiro)

"Evento que se encaixa perfeitamente num mosteiro com estas características e que assume uma função de dar a conhecer à população um património da Humanidade; é preciso que o património seja usufruído por todos de forma transversal." (Ana Bívar)

 

 

https://www.facebook.com/doceselicoresconventuais

 

Contactos

Newsletter