Site Autárquico de Alcobaça

Mosteiro de Santa Maria de Coz

Mosteiro de Coz

A 10 km de Alcobaça situa-se Coz, uma das antigas povoações dos Coutos de Alcobaça, rodeada de férteis campos agrícolas e de antigas florestas. Aqui ganhou forma, no século XIII uma comunidade de religiosas cisterciense. Mulheres devotas que se auxiliavam nas múltiplas tarefas necessárias ao bom funcionamento deste Mosteiro. Por ali ficariam, até a extinção das ordens religiosas, na primeira metade do século XIX (1834).

No século XVI, o Mosteiro de Santa Maria de Coz tornou-se num dos mais ricos mosteiros femininos cisterciense, em Portugal. Com o seu esplendor artístico barroco, a igreja testemunha a riqueza dessa comunidade.

A igreja apresenta uma arquitetura exterior bastante austera, com linhas muito sóbrias. Do lado sul, destacam-se as estátuas de São Bento e de São Bernardo.

No seu interior Igreja e coro formam um só corpo, com um comprimento de 60 metros por 21 de largura. O teto é revestido por impressionantes caixotões de madeira pintados por Pedro Peixoto e datam do início do século XVIII.

As naves são divididas por uma grade de clausura de madeira lavrada e pintada a ouro. Do lado do coro, destaque para cadeiral das monjas, executado entre o final do século XVII e o início do XVIII que, no seu apogeu teve 106 cadeiras, hoje mantém apenas 92 lugares. Ao fundo, um belíssimo portal manuelino.

A igreja é, literalmente, um santuário ao barroco. Nela, evidenciam-se os vários altares de talha dourada de boa execução. É ainda de destacar o quadro “O Purgatório” de Josefa de Óbidos (1630-1684). Os revestimentos de azulejo da sacristia contêm cenas da vida de São Bernardo, o maior impulsionador da Ordem de Cister

Visitar o concelho de Alcobaça inclui desfrutar deste magnífico tesouro arquitetónico, cuja igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público, desde 1946. Vale a pena descobrir um património enquadrado numa atmosfera imemorial que sobrevive no bucolismo da paisagem rural envolvente.

 

 

A sua revitalização e requalificação tem sido uma das prioridades municipais nos últimos anos, através de:

- Aquisição patrimonial das habitações adjacentes e sua posterior demolição por forma a devolver o espaço original que o Mosteiro ocupava;

- Candidatura a Monumento Nacional submetida, em 2015, ao Ministério da Cultura, aguardando-se a classificação;

- Integração, em 2016, na Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses, que se destina a partilhar e promover o pa­trimónio e o legado europeu da Ordem de Cister;

- Promoção de eventos no espaço do Mosteiro (concertos do festival Cistermúsica, apresentação de livros, palestras, visitas guiadas);

- A reabertura ao público do Mosteiro, em 2016, estando o espaço a ser dinamizado pelo projeto social COZART que também revitaliza o artesanato local.

 

 

A Igreja de Santa Maria de Coz juntamente com o seu antigo dormitório e restantes dependências do Mosteiro foram decretadas oficialmente como Monumento Nacional, após decisão tomada em Conselho de Ministros, a 22 de abril de 2021.

 

 

 Elementos de interesse:

- Talha dourada da igreja;

- Porta Manuelina;

- Cadeiral das monjas;

- Revestimentos de azulejo.

 

 

As entradas são gratuitas, mas recomenda-se marcação prévia. Após a visita acompanhada ao Mosteiro passe na loja do projeto COZART que mantém viva a tradição das “Cestas de Coz” que representam a ancestral arte artesanal de trabalhar o junco. Este projeto social aposta na preservação desta herança associando a tradição à inovação e ao design.

 

 

::::::::::

 

 

MAIS INFORMAÇÕES E CONTACTOS:

 

HORÁRIO

  • Terça a sexta-feira: 09h30-12h30 e 14h00-18h00
  • Sábado:14h00-18h00
  • Encerrado ao domingo e à segunda-feira.

 

MORADA

Rua de Santa Rita, Coz

2460-396 Coz (Alcobaça)

 

RECEPÇÃO

Espaço COZART (antiga Adega das Monjas, junto ao Mosteiro).

 

CONTACTOS

Projeto COZART - E-mail: projeto.cozart@cbesfc.pt  | Tel. 969 642 970 e

Turismo de Alcobaça - E-mail: turismo@cm-alcobaca.pt | Tel. 924 032 615

 

Aberto ao público.

Documentos para Download

Contactos

Newsletter