Site Autárquico de Alcobaça

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Nossa Senhora dos Prazeres é um templo cuja edificação original remontará ao século XIII, a julgar pelo portal de influência ainda românica do portal principal.

A igreja contou com várias fases construtivas e, no século XIV, foi mesmo escolhida para última morada por Martim Palença e a sua esposa, membros de uma importante família da região. Em 1596, é dado lugar a uma nova capela tumular, em estilo maneirista.

Mas datam do século XVIII, de período barroco, os elementos estéticos que mais sobressaem e dos quais sobrevivem os retábulos de período joanino.

A igreja de Prazeres, pela sua antiguidade e perenidade, assume-se como um dos mais importantes testemunhos de época medieval que sobrevive no imenso território inicialmente pertencente ao Mosteiro de Alcobaça. Além disso, o seu bom estado de conservação e a sua harmoniosa integração no casco histórico da pitoresca vila de Aljubarrota são fortes argumentos que justificam uma descomprometida visita.

 


 

Contactos
Junta de Freguesia de Prazeres
Praça do Pelourinho
2460-601 Aljubarrota

Tel.: 262 507 113 (de segunda-feira a sexta-feira)
Tel.: 933 075 844 (ao fim-de-semana)
E-mail: Jf.prazeres@mail.telepac.pt

 


 

Horário de visitas
De segunda-feira a sexta-feira, das 9.00 às 12.30 h e das 14.00 h às 17.00 h, mediante solicitação na Junta de Freguesia.
Ao fim-de-semana, com marcação prévia com a Junta de Freguesia.

 


 

Elementos de interesse:
· Valor simbólico por ser das mais antigas igrejas de Alcobaça;
· Portal principal;
· Retábulos de período Joanino.

Contactos

Newsletter