Site Autárquico de Alcobaça

Programa

 

 

» 10h00

CURTAS METRAGENS: #EUandME


Sabias que muitos cidadãos desconhecem o contributo da UE (União Europeia) para a sua vida quotidiana?
Para colmatar este défice de conhecimento, a Comissão Europeia lançou, em maio de 2018, uma nova iniciativa - #EUandME - com o objetivo de tornar a UE mais acessível às pessoas, ajudando-as a descobrir todos os valores e concretizações da UE que tornam a vida quotidiana mais segura, mais fácil e mais próspera, através de cinco temas estruturantes: a mobilidade, o digital, as competências e os negócios, a sustentabilidade e os direitos!
Muitos cidadãos europeus recebem apoio da UE sem se aperceberem disso. Através de um conjunto de histórias inspiradoras, informações úteis e factos fascinantes, a #EUandME propõe uma viagem de descoberta, demonstrando o valor tangível da UE.
A #EUandME inicia-se com a estreia de cinco curtas-metragens realizadas por cineastas europeus conceituados. Cada filme pretende apresentar um dos temas da campanha, contando a história de diferentes europeus que seguem as suas paixões com a ajuda da UE.
Para mais informações consulta o site: europe.eu/euandme/pt

 

O HOSTEL COM VIDA
de Matthias Hoene
A história sincera de uma avó que deseja conhecer as paisagens da Europa. Sem recursos económicos suficientes para a aventura, os netos elaboram um plano para conseguir o dinheiro necessário para concretizar o sonho da avó.

 

DEBUT
de Dalibor Matanić
A emocionante história de um jovem agricultor croata que luta por ser uma estrela do futebol, ao mesmo tempo que se debate com dúvidas e conflitos internos sobre a sua orientação sexual.

 

PARTY ANIMAL
de Yorgos Zois
Apresenta Alex, um jovem de 25 anos que fará tudo para continuar a dançar. Preso a um trabalho enfadonho e restritivo, um momento de inspiração súbita faz com que se aperceba de que o seu hobby e a sua carreira não são incompatíveis entre si.

 

O SOLITÁRIO
de Tomasz Konecki
A calorosa e alegre história de Jan, um polaco que vive numa cabana de madeira nas montanhas. Depois de encomendar umas botas de neve online,apaixona-se pela mulher que as entrega e tem de se esforçar bastante para a voltar a ver e confessar os seus sentimentos.

 

OONA
de Zaida Bergroth
Destaca a política ambiental da UE através da história de Dalva que, depois de se perder e ficar presa numa ameaçadora floresta, encontra o caminho de regresso a casa com a ajuda de um amigo improvável.

 

Local: Mercado do livro – Mercado Municipal

Dos 17 aos 35 anos

 

 

 

» 11h00 e 15h30

LIVRÚ - PALHAÇO COM LIVROS

Por Estela Lopes

 

Esta sessão consiste numa interação com livros contando com a participação direta do público, não só como espetadores, mas também como pequenos encenadores de palmo e meio. As sessões assumem um carácter de ensaios partilhados, permitindo uma troca de ideias e descobertas, mostrando as tantas possibilidades do Livro.

 

Local: Mercado do Livro- Mercado Municipal

M/3 anos

 

 

 

» 11h30 e 15h00

WORKSHOP  “POMAR PARA RECORDAR”

Por Cristina Barros Oliveira

 

Esta atividade, de carácter prático, e foca-se na biodiversidade do pomar e na elaboração de um objeto pessoal que a retrata

 

Local: INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (junto à Repsol)

M/6 [máximo 25 pessoas por sessão]

 

 

 

» 11h30

BOOKS&COOKING

Apresentação do livro “A pitada do pai”

Do autor Rui Marques

 

“O Pai faz as receitas, a Mãe dá as dicas e as ideias… O filho…papa tudo!”

 

Rui Marques é o autor do blog “A pitada do Pai”, em colaboração com a família fazem o blog com o seguinte lema “O Pai faz as receitas, a Mãe dá as dicas e as ideias… O filho…papa tudo!”

E foi essencialmente pela ultima parte (do filho papar) que tudo começou em junho de 2016. Desde pequeno que o Rui sempre gostou de cozinhar, mas foi com o nascimento do filho que tudo mudou lá em casa e na alimentação da família. Fascinados pelo sabor tradicional e internacional, mas sobretudo sazonal são estas as principais inspirações da nossa alimentação que queremos que seja equilibrada, rica e saudável, em família e sem fundamentalismos. Dando especial preferência aos vegetais, leguminosas e fruta (preferencialmente biológicos), mas sobretudo da época “O gosto pelo sabor, mas também pelo saudável foi mais forte.  A forma de cozinhar passa por combinações simples e práticas, ideais para o dia-a-dia duma família sem tempo (como qualquer uma). Começámos mais direcionados às papinhas e bolachas, mas o blog tal como o Lourenço, cresceram e hoje em dia são os pratos de família, assim como lanches, pequenos almoços e sobremesas sem açúcar que são o ponto forte desta família.”

 

Local: Granja de Cister

 

 

 

 

» 11h30

PERFORMANCE POÉTICA INTERATIVA

“DEVANEIOS POÉTICOS DE UM BEBÉ”

Por Ana Mourato

 

Narrativa poética onde as emoções e expressões da primeira infância são traduzidas em poesia. As palavras ganham forma, cor e corpo pelos movimentos, pela dança sincronizada entre a expressividade corporal e sonora em diálogo com bebés e adultos.

A interação com o público desperta a dinâmica relacional bebé-adulto e o caráter reflexivo e enriquecedor do momento que se pretende único em cada apresentação, emergindo uma redescoberta da importância e do significado desta relação.

A dinâmica decorre num ambiente neutro onde a música de fundo e o espaço físico acolhe serenamente o grupo. Em cada momento de diálogo pontual e breve com o público descobrem-se livros de pano alusivos à dinâmica relacional bebé-adulto, através dos quais emergem poesias narradas de forma expressiva.

São dez temas, dez poesias, dez momentos de expressividade poética onde as emoções de um bebé são de algum modo traduzidas.

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório

Bebés até 3 anos [20/40 adultos e 20 bebés  (máximo 2 adultos por bebé) ]

 

 

 

» 14h30

SESSÃO COMEMORATIVA: “130 ANOS DE FERNANDO PESSOA”

Por Alma Azul de Elsa Ligeiro

 

A Alma Azul no ano em que se assinalam os 130 anos do nascimento do Fernando Pessoa (1888) produziu uma sessão em redor dos seus principais textos e dos seus heterónimos mais conhecidos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

A sessão é da responsabilidade da diretora da Alma Azul, Elsa Ligeiro, responsável pela edição de 18 livros de Fernando Pessoa, entre eles o Livro do Desassossego – na sua primeira edição de bolso.

(Inclui a oferta de um livro de Fernando Pessoa).

 

Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça - Auditório

 

 

 

 

»16h00

LANÇAMENTO LITERÁRIO:

“MAIS E MELHOR FRUTA: UMA FOTOBIOGRAFIA DE JOAQUIM VIEIRA NATIVIDADE (1899 – 1968)”

de Ignacio Garcia Pereda 

 

Nota: inserido na exposição “Os Natividade: O Culto do Saber”

 

O objetivo principal desta obra é o de divulgar a vida e a obra do engenheiro português Joaquim Vieira Natividade, a propósito dos 50 anos da sua morte, que se cumprem em 2018. Além da publicação da sua fotobiografia, a obra estabelece a localização de um sítio na Internet de divulgação da sua vida e obra, aproveitando o trabalho da biografia e a parte do espólio que surja ao longo da investigação científica. A obra divulga finalmente o tratamento e digitalização de duas áreas pouco conhecidas do autor: a correspondência pessoal e a fotografia.

Ignacio Garcia Pereda - É licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade Politécnica de Madrid, com pós-graduação em Política Florestal Internacional pela École Nationale du Génie Rural des Eaux et des Forêts de Montpellier, França. É doutorado em História Florestal Ibérica pela Universidade de Évora. Em 2007 criou o Laboratório de História e Política Florestal da Euronatura, cuja coordenação tem a seu cargo. Geriu a participação em diversos projetos europeus Grundtvig no âmbito do REDD e Illegal Logging, e escreveu várias monografias da Colecção de História e Política Florestal da Euronatura. Entre as mais de uma dezena de obras publicadas, é de destaque a biografia de Joaquim Vieira Natividade em 2008 e o Dicionário Ilustrado da Cortiça em 2016.

 

 Local: Mosteiro de Alcobaça – Galeria de Exposições Temporárias

 

 

 

 

» 16h00

À CONVERSA COM... MANUEL GONÇALVES, TÂNIA BAILÂO E ANA CARIDADE

Sessão moderada por Mary Bento

 

Manuel Gonçalves – autor do livro  “Abri as minhas asas…e voei… para além da Trissomia 21”

A primeira obra em Portugal escrita por um escritor portador de Trissomia 21 é da autoria de Manuel Gonçalves, natural de São Martinho do Porto. O livro que reúne 50 poemas da sua autoria, conta com prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Tânia Bailão Lopes- autora do livro “Piu Caganita”

Piu é um passarinho muito engraçado mas, por algum motivo, os amigos afastam-se dele. Porque será? E porque lhe chamam Caganita? Queres descobrir porquê? O Piu e os seus amigos vão mostrar-te a importância do respeito pelos outros, e que, só assim, se cultiva a verdadeira amizade.

Este é um livro muito especial. Criado com cuidados de inclusão, é um livro multiformato composto por versão de texto aumentado, pictogramas, braille impresso e imagens em relevo, alfabeto braille e alfabeto LGP, tudo isto no mesmo livro impresso, dispondo ainda de um código QR que dá acesso à versão LGP e ao audio-livro. 

 

Ana Caridade co-autora do livro “Iara na Floresta dos Contrário” (de Ana Caridade, Sandra Macedo e Lia Macedo) 

«Iara na Floresta dos Contrários» é uma aventura pelo imaginário e pelo fantástico, que nos transporta de novo à nossa meninice e nos faz sonhar e acreditar que existem portas mágicas dentro do nosso armário, que se abrem por magia para um novo mundo, que nos conserta e nos completa. Uma história repleta de personagens fantásticos como o Chapéu-cogumelo, Xia a Rainha Crocodilo, o Gigante Sarruca, a Centopeia 100 Pés, a formosa Lesma Banana e Becas o pássaro-carpinteiro...

 

Local: Café Wanli (“travessa da cadeia”)

 

 

 

 

»18h

“CAFÉ COM LIVROS E COM... JOAQUIM VIEIRA”

 

sessão moderado por José Fanha

 

Joaquim Vieira nasceu em Leiria, em 1951. Jornalista, ensaísta e documentarista, foi membro da direção de vários órgãos de informação (Expresso, RTP, Grande Reportagem). Assinou a série em 10 volumes Portugal Século XX - Crónica em Imagens e dirigiu uma coleção de 18 fotobiografias (de que escreveu os volumes sobre Salazar, Marcelo Caetano, Almada Negreiros e Benoliel) e Crónica de Ouro do Futebol Português (cinco volumes) e ainda A Nossa Telefonia - 75 anos de Rádio Pública em Portugal. Coautor de Mataram o Rei! - O Regicídio na Imprensa Internacional, República em Portugal! - O 5 de Outubro visto pela Imprensa Internacional e Os Meus 35 Anos com Salazar, escreveu Jornalismo Contemporâneo - Os Media entre a Era Gutenberg e o Paradigma Digital , Mocidade Portuguesa - Homens para um Estado Novo, A Governanta e Só um Milagre nos Salva. Os seus mais recentes documentários intitularam-se Maior que o Pensamento e Os Mitos da República. O seu trabalho foi reconhecido com diversos galardões. Tem dois filhos, nascidos em 1997 e 2004.

 

Local: Café Real Baça

 

 

 

»21h00

GALA BOOKS&MOVIES 2018

 

 

1ª Parte [Duração aprox: 60 minutos]

HOMENAGEM A RUY DE CARVALHO

Com a participação da Banda Sinfónica de Alcobaça e apresentação do espetáculo “TROVAS & CANÇÕES, Actores, Poetas e Cantores”.

 

Nesta 5ª edição do Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, o grande homenageado será o ator Ruy de Carvalho que este ano cumpre 76 anos de carreira. Ilustre e reconhecida personalidade portuguesas atualidade, tanto pela sua carreira, como pela sua forma de estar perante o público e pela sua marca na cultural nacional.

 

Ruy de Carvalho nasceu  em 1927 e conta já com setenta e seis anos de carreira como ator,  tendo-se profissionalizado com apenas vinte anos. É viúvo, tem um filho  ator, João de Carvalho e uma filha jornalista, Paula Carvalho e três  netos, um deles também ator, Henrique de Carvalho.

Enumerar todos  os autores que representou seria uma tarefa ingrata, pois entre eles  encontram-se quase todos os dramaturgos nacionais e internacionais.

A  sua interpretação de "Rei Lear", de William Shakespeare, com encenação  de Richard Cottrell, ficará para sempre na memória de quem assistiu ao  espetáculo no Teatro Nacional D. Maria II.

O ator foi por diversas  vezes agraciado pelo seu trabalho e pela sua carreira notável, tenho  recebido ao longo dos anos diversas honras nacionais:

.Medalha de Mérito Cultural - atribuída pelo Governo de Cavaco Silva, em 1991.

.Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (1992)- atribuída pelo Presidente da República Mário Soares.

.Comenda da Ordem Militar de Santiago (1998)- atribuída, em palco aberto, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

.Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora, em 2009.

.Grande  Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada, atribuída pelo  Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, por ocasião do Dia Mundial  do Teatro, em 2010.

.Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique,  atribuída pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, por ocasião  dos 70 anos de carreira, em 2012.

.Grã-Cruz da Ordem de Mérito,  atribuída pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião dos sues  90 anos de idade e 75 de carreira, no dia 1 de março de 2017.

 

 

ENTREGA DO 5º PRÉMIO INTERNACIONAL BOOKS&MOVIES

O vencedor do 5º Prémio Internacional Books & Movies (modalidade a concurso – “Roteiro filmado de viagens”) é o Filipe Miguel de Moura com o documentário: “Terras de Cister – Um legado para o futuro” sob o pseudónimo Miguel Reys.

Segundo o júri: o trabalho vencedor “tem um fio condutor que visa enquadrar a história desta região, ao mesmo tempo que a promove com os produtos e produtores da terra. Oferece uma perspetiva abrangente sobre a importância histórica do concelho de Alcobaça, debruçando-se sobre as atividades financeiras e culturais que mais se destacam na região. Há um trabalho de campo notório, não se ficando meramente pelas cabeças falantes, além de incluir pequenos rasgos de ficção que acrescem valor à obra. Por ser, não só, um esforço maior, mas também pela atenção aos detalhes". Júri: Inês Silva (vereadora da CMA); José Ricardo Pinto (realizador) e Pedro Rilhó (realizador).

 

 

 

2ª parte [Duração aprox: 90 minutos]

ESPETÁCULO: “TROVAS & CANÇÕES, ACTORES POETAS E CANTORES”

 

“TROVAS & CANÇÕES, Actores, Poetas e Cantores” é um espectáculo inédito, da autoria de Paula Carvalho e Paulo Mira Coelho, pela forma como reúne duas gerações de actores, e outros grandes profissionais, ao redor da figura de RUY DE CARVALHO.

Não é o teatro apenas a estar presente, através dos desempenhos de JOÃO DE CARVALHO, ADELAIDE SOFIA E GUILHERME MADEIRA, mas também o som do espetacular acompanhamento da guitarra portuguesa do professor RICARDO GAMA e da viola clássica de JOÃO CORREIA.

O espectáculo pretende recordar uma mão cheia de poemas, que tornaram famosas algumas das nossas grandes canções, desde Pedro Homem de Mello a José Luís Gordo, sem esquecer o Zeca Afonso, o Adriano Correia de Oliveira, o Moniz Pereira, o Ary dos Santos, o Manuel Alegre e a Florbela Espanca, José Luís Tinoco, Florbela Espanca, tudo feito num ambiente de grande intimidade com o público, que certamente irá acompanhar os temas, por força das mil vezes em que foram cantados pelos palcos de Portugal. O espectáculo tem ainda uma homenagem a três grandes nomes da nossa literatura, Gil Vicente, com a primeira peça do Teatro Português, Luís Vaz de Camões e Manuel Maria Barbosa du Bocage.

As TROVAS alimentarão as CANÇÕES, do mesmo modo que os Actores e os músicos, também eles transformados em público, recitarão, tocando e cantando os temas que o bom gosto do nosso povo imortalizou ao longo do século passado. Estamos a propor uma viagem entre a récita e o concerto, numa amostragem que se pretende rica e saborosa, pelo facto de ser facilmente reconhecida por todos nós.

“TROVAS & CANÇÕES- Actores, Poetas e Cantores” ultrapassará, seguramente, a melancolia das memórias gastas, ao obedecer a uma escolha criteriosa dos temas que ecoarão no palco, abrindo sempre a hipótese de um contacto mais próximo, e por isso, mais eficaz, entre a experiência de um grande Actor, e o prazer com que se vão ouvir coros da plateia a acompanhar os artistas presentes durante mais de hora e meia.      

                                           

Elenco: O espetáculo conta com a participação de Ruy de Carvalho, João de Carvalho e Henrique de Carvalho (filho e neto do actor Ruy de Carvalho), a fadista Ana Marta (Prémio Amália Revelação 2011), Ricardo Gama na guitarra portuguesa e João Correia na viola clássica.

  

Local: Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro

Bilhetes disponíveis na bilheteira do Cine-teatro:

6ª feira (dia 12 outubro): 11h-13h e das 13h30-17h30

Domingo (dia 14 outubro)  a partir das 15h

 

Limitado aos lugares existentes | Inf: 262 580 890

 

 

 

 

____________________________________

 

 

 

TODOS OS DIAS  mais informações aqui

 8 a 14 out

 

» MERCADO DO LIVRO

Local : Mercado Municipal de Alcobaça

 

 

 

EXPOSIÇÕES

(COM VISITAS GUIADAS)

 

» EXPOSIÇÃO “LABORATÓRIO JVN” 

Local: INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (junto à Repsol)

 

» EXPOSIÇÃO OS NATIVIDADE: O CULTO DO SABER

Local: Mosteiro de Alcobaça – Ala Sul

 

» EXPOSIÇÃO AUDIOVISUAL: NOVOS TALENTOS UNIVERSIDADE LUSÓFONA

Mostra de Curtas Metragens e Vídeo Arte 

Local: Central da Confluência dos Rios – Galeria de Exposições Multimédia

 

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

 

» 09 a 14 out

CHAMBRE D’ENFANTS (instalação artística)

Local: Central da Confluência dos Rias / Jardim do Amor

Integrado no 2º Manobras - Festival de Marionetas e Formas Animadas

 

Contactos

Newsletter